Dia Mundial da Voz


Hoje, 16 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Voz.

E afinal o que é a voz? Pegando nas palavras Catarina Olim e Sónia Neto (terapeutas da fala), “a VOZ humana é um dos principais veículos de comunicação do indivíduo. São vários os factores que a influenciam, podendo salientar-se a idade, o sexo, a personalidade e a profissão. Por outro lado, é ainda um reflexo do seu estado de saúde e emocional, tal como da sua intenção comunicativa. Preservar este elo fundamental de ligação e de relação entre os seres humanos pode, e deve, ser uma preocupação de cada um. A responsabilidade é de todos nós, sendo maior para aqueles cuja voz tem um papel importante no seu contexto profissional.”

É realmente nossa responsabilidade preservar a nossa voz, por isso deve lembrar-se sempre de beber muita água (1l a 1,5l por dia); fazer uma alimentação equilibrada e praticar exercício; não usar drogas, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em demasia e relaxar. Se tiver sintomas como rouquidão, tensão, secura, dor de garganta ou azia e se esses sintomas já duram há mais de 2 semanas, procure uma consulta de voz que, se possível, deve ser efectuada por um otorrinolaringologista e um terapeuta da fala que certamente o saberão orientar!

No âmbito das comemorações deste dia, agradeço o convite da Biblioteca Municipal João Brandão, em Tábua (a minha terra Natal), para fazer esta noite uma pequena apresentação. Obviamente que aceitei o convite e espero sinceramente poder contribuir para a melhor informação de todos os que estiverem presentes acerca da voz e dos cuidados para a manter saudável.

Cuide da sua Voz! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas