quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dificuldades de aprendizagem: primárias e secundárias

Dificuldades de Aprendizagem Primárias:


• Não se identifica uma causa orgânica específica.

• Perturbações na aquisição da linguagem falada (receptiva e expressiva), linguagem escrita (receptiva e expressivas) e linguagem quantitativa.

• O potencial sensorial (relacionado com os sentidos), intelectual, motor e social são normais.

• As perturbações dependem de alterações mínimas, tão mínimas que não são detectadas pelos exames médicos (pediátricos, neurológicos, psiquiátricos…) ou psicológicos (clínicos, pedagógicos…).



Dificuldades de Aprendizagem Secundárias:

• Resultam de condições, desordens, limitações ou deficiências devidamente diagnosticadas (deficiências visual, auditiva, mental, motora, emocional ou privação cultural).

• Perturbações secundárias na aquisição da linguagem falada (receptiva e expressiva), linguagem escrita (receptiva e expressivas) e linguagem quantitativa.

• O potencial sensorial, intelectual, motor e social são diferentes da normalidade.

• As perturbações dependem de deficiências sensoriais, neurológicas, psíquicas ou ambientais (privação cultural, desvantagem sócio-económica, malnutrição, envolvimento afectivo, estimulação precoce…).


Espero que as diferenças se tenham tornado mais claras! ;)

Um comentário:

mini disse...

olá, desde já peço desculpa pela invasão :)

passei para dizer que acho o blog bem interessante, principalmente o post sobre o autismo, penso que informações nunca são demais :)

vou começar a passar por aqui, pois sou estudante de Terapia da Fala, e é sempre bom ter acesso a informações como as que estão no blog :)

beijinhos*